-
Arquitetos: +K Arquitetos
- Área: 250 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Ana Mello
-
Fabricantes: Alberflex, Arrisca, AutoDesk, Casa 21, Interact, Marcenaria São Paulo, Nora, Plaza Vasos, REKA, S Moreno Metalúrgica, Securit, Uniflex, Vasos Santa Isabel, Werden, dormakaba
Maria Farinha Filmes é uma produtora de histórias contadas em filmes, séries e outros formatos, sempre engajada em temas que buscam a transformação da sociedade. Entre suas produções estão os documentários Muito Além do Peso, Tarja Branca, O Início da Vida e a séria Aruanas, série brasileira de ficção livremente inspirada em fatos reais, lançada em mais de 150 países que dá protagonismo ao ativismo ambiental.
A sede da Maria Farinha ocupa uma sala de aproximados 250 m2 no oitavo andar de um edifício de escritórios localizado no bairro de Pinheiros em São Paulo, que se abre a uma bela e inesperada vista sobre a cidade. O Programa previa uma ocupação densa e bastante setorizada para atender às diferentes atividades dos usuários e visitantes, e sugeria ao mesmo tempo, a necessidade de uma atmosfera mais informal e descontraída. O projeto se propôs a responder à complexidade desta demanda. Para preservar a ampla e luminosa vista integralmente acessível de qualquer parte do escritório, a usuários e visitantes, projetou-se todo o ambiente com divisórias de vidro cristal e junta seca delimitando as várias áreas solicitadas: Sala de Reunião, Sala de Exibição, Sala Diretores e Sala Coordenadores.
Uma grande e vazada estante metálica delimita o Hall de acesso ao escritório, projetada como planos integrados ao espaço arquitetônicos e em continuidade às paredes existentes; contínua a esta estante, um armário fechado com duas grandes portas deslizantes de madeira foi desenhado também de forma integrada à arquitetura e as paredes existentes para abrigar os equipamentos de filmagem.
Em ambiente tão aberto e transparente, desenhou-se uma Comunicação eficiente, simples e imediata. A sinalização dos espaços também é destacada pelo piso monolítico de borracha natural em duas cores bem próximas: a cor areia está presente em todos os ambientes abertos e a cor cinza claro delimita os espaços fechados pelas divisórias de vidro. Os Materiais são práticos e simples: borracha, vidro, metal e madeira de pinus na cor natural, estes dois últimos elementos separadamente ou juntos compõem todo o mobiliário que foi desenhado exclusivamente para este ambiente.
Foram previstas cortinas de linho natural com cores diversas para cada ambiente delimitado pelas divisórias de vidro que possibilitam momentos de privacidade quando fechadas. Cadeiras e volantes com cores diversas pontuam os espaços e dão ritmo ao ambiente.